quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O perfil da Mulher Virtuosa


De:Ioná Loureiro


Texto: Provérbios 31:10-31

Deus tem nos chamado para sermos mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte. Qual seria então o perfil de uma mulher virtuosa?

CONFIÁVEL, FIEL - Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não suporta traições e nem vive de trapaças, mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel em todo o tempo;

AGRADÁVEL, DO BEM – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar a seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.

NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – A mulher virtuosa não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Prov. 31:13). A mulher virtuosa é guerreira, não suporta a preguiça. Ao contrário, tem disposição para lutar por seus sonhos. Todas as tarefas que realiza faz de bom grado, sem murmurações e lamento. Por este motivo, nada lhe falta.

É EMPREENDEDORA – A mulher virtuosa é uma mulher empreendedora, de vanguarda, visionária. “Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos” (Prov. 31:16). Ela é empreendedora, pois sabe adquirir bens com a inteligência que Deus lhe dá. Não fica parada, esperando as coisas caírem do céu e não se escora em ninguém. Antes, é visionária, está sempre buscando uma forma de progredir, avançar e conquistar. Se não consegue por um caminho, tenta outros caminhos, buscando sempre novas oportunidades.

É FORTE – A mulher virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Prov. 31:17) – É uma mulher forte, pois nada consegue destruir a sua fé e esperança. Pode até chorar mas logo enxuga as suas lágrimas, tendo a certeza que sempre existirá o amanhã. Passa por dificuldades, como todo ser humano, mas jamais perde a sua força de viver, de crer nas promessas de Deus. Nada e ninguém consegue abater a sua fé.

É MISERICORDIOSA – A mulher virtuosa tem um bom coração. “Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos” (Prov. 31:20). Não é egoísta. Ao contrário, sempre abençoa aqueles que a rodeiam. Sabe ajudar quando preciso e está sempre pronta para estender as suas mãos abençoadoras aqueles que necessitam.

É UMA MULHER UNGIDA. A mulher virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Prov. 31:18). É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência e lhe trás tudo de bom que necessita para ser feliz. Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus, de manter firme a sua aliança com o Altíssimo.

Que sejamos sempre mulheres virtuosas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que tu tens ensinado aos teus filhos?



" Instrui o menino no caminho que deve andar,e até quando envelhecer não se desviará dele." 
Pv 22:6


Como é importante ensinar aos nossos filhos a andar pelo caminho bom.E ensinar isso para nossos pequeninos torna-se um desafio,pois nós pais devemos ser sábios.O Senhor nos deu a missão de formarmos verdadeiras mulheres sábias e verdadeiros homens de Deus.Tudo a nossa volta contribui para a formação de nossos filhos.E mesmo que o desejo de todo pai seja educar os filhos para o caminho do bem,existem fatores a nossa volta que precisam ser observados,como as companhias,tv,músicas,as atitudes de nossos filhos...e muitos outros fatores.Devemos estar atentos para aquilo que tem chamado a  atenção de nossos filhos.Para mim sem dúvida nenhuma o melhor caminho é o caminho de Deus,os ensinamentos de Cristo aplicados a criança desde cedo vai fazer daquela criança uma pessoa do bem,com respeito e amor pelo próximo e o mais importante um servo do Senhor.O inimigo tem trago muitos ídolos,música da moda,roupas descoladas,acessórios um tanto esquisitos tudo para que nossas crianças tirem o foco do Criador.Não acho errado uma criança ter um cantor que ela admire,porém sou contra a adoração.A criança pode gostar de muitos cantores,porém ela deve saber que ela deve adorar somente a Deus,que esforços devem ser feitos para o Senhor.O bom é estarmos por dentro da vida de nossos filhos,devemos ser pais presentes,as músicas que eles escutam incentivam a violência??Incentivam a sensualidade muito cedo??Que programas eles tem assistido??É apropriado para a idade deles??E as companhias??Você já conversou com os amigos deles??O que eles tem acessado na internet??Tudo isso são fatores que devemos estar atentos e vigilantes,tem pessoas ou até criança mesmo que acha um exagero,mas não é não.Estamos formando os adultos de amanhã,então é de extrema importância esse cuidado agora,na fase da infância onde já se forma o caráter.É importante ressaltar que a criança muitas vezes é o reflexo dos pais.O que você tem passado para o seu filho??O que você tem conversado na presença dele??Nosso comportamento é observado pelos nossos filhos é em nós que eles buscam uma referência,do que devem ser,do que devem fazer...E temos o dever de discipliná-los e de dar limites.Crianças devem ter limites!O Senhor está ao nosso lado e nos apoia para que possamos ensinar aos nossos filhos o caminho do bem.Nunca incentive o seu filho a violência tipo "filho se ele te bater você bate também" não façam isso.Já li que "olho por olho e o mundo acabará cego" e é verdade.Pra que violência??Se falamos para nossos filhos revidarem agressões físicas,amanhã serão adultos agressivos e sem paciência,que acham que devem resolver tudo na agressão,ainda acho que tudo se resolve com uma boa conversa!Vemos todos os dias nos jornais jovens matando outros jovens,isso é reflexo da educação,ou foram jovens mimados demais,ou foram jovens rejeitados.Por isso devemos amar,dar carinho...porém disciplinar quando for preciso.

Que possamos ser sábios a cada dia que passar,para cumprirmos a missão de criar nossos filhos no caminho do bem.Nos caminhos do Senhor!