sábado, 21 de agosto de 2010

A importância do Perdão

 







E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:12-15.

Uma das coisas mais importantes para a vida de uma pessoa que quer ser feliz é o perdão, pois proporciona paz ao coração e dá um real sentido à existência. Muitos sofrem de depressão e de outros problemas emocionais por não perdoarem ou por não se sentirem perdoados.

Um dos motivos que devem nos levar a perdoar de acordo com Mateus 6:12-15 é o fato de que esperar de outros o que eu mesmo não estou disposto a fazer é a essência do egoísmo e do pecado. Assim como Deus nos perdoa de todos os pecados (ler 1 João 1:7-9; Miquéias 7:19), devemos perdoar o nosso próximo. 


Precisamos nos reconciliar com o ofensor mesmo que não tenhamos vontade de fazê-lo, pois na Bíblia perdoar não é uma questão de querer ou não (escolha), mas sim de obedecer a um mandamento divino (veja a ordem de Jesus em Mateus 18:21, 22) que, se deixado de ser cumprido, trará sérias consequências, inclusive à nossa saúde.

Perdoar é esquecer?

Comparo o perdão a uma cicatriz. Quando nos machucamos, como resultado do machucado nos resta uma cicatriz. Sempre que olhamos para a mesma, nos lembramos de quando, onde e como aconteceu o fato. Isso não quer dizer que ainda nos cause dor ou desconforto, muito pelo contrário, é indiferente, não causa dor, não causa nada, apenas a lembrança.O perdão, portanto, não indica necessariamente o esquecimento imediato da ofensa, mas o não sentir dor ao lembrar do ocorrido.

Como perdoar do íntimo
Perdoar envolve o compromisso de não levantar novamente a questão. O perdão bíblico envolve igualmente a promessa de:

1)Evitar colocar ofensa em cima da cabeça do ofensor;
2)A promessa de não falar a respeito do ocorrido;
3)E a promessa de não ocupar a mente com a questão. Isso significa adotar atitudes e práticas que levem ao esquecimento.

Se Deus esquece de tudo quando nos perdoa, como é possível afirmar que não devemos esquecer também?
Precisamos harmonizar os textos bíblicos de Jeremias 31:34 e Isaías 43:25 que afirmam que Deus esquece de nossos pecados.

Deus é Onisciente e ?... não pode esquecer. O esquecimento, nesse trecho, na realidade é uma maneira hebraica de se referir ao ato de perdoar...?.

Perdoar é esquecer, no sentido de que alguém sepultou o problema. Perdoar equivale a prometer nunca mais se lembrar de uma ofensa, contra outra pessoa. Lembrar-se é empregado no sentido de ventilar novamente (ver 3 João 1:10)... É como se Deus dissesse: as coisas que você fez contrariamente à minha lei, não as trarei à memória.

O verdadeiro perdão humano leva ao esquecimento. Quando alguém se recusa a ventilar novamente uma questão, (mesmo para si), prontamente se esquece. Quando não podemos esquecer, é porque nos lembramos ativamente.

O esquecimento, no tocante a Deus não pode significar mais do que a disposição dEle de enterrar a questão, para nunca mais levantá-la... É isso que se requer no perdão humano. Perdoar é esquecer, no sentido de sepultar o problema e não passar por uma lavagem cerebral. Perdoar equivale a prometer nunca mais se lembrar de uma ofensa, contra a pessoa.

Benefícios do Perdão

Ao perdoar, somos beneficiados:

a) Espiritualmente: nosso relacionamento com Deus será bem melhor;
b) Mentalmente: evitaremos sofrer uma depressão ou infarto com o tempo; teremos paz mental;
c) Fisicamente: A paz mental nos proporciona saúde, vigor e ânimo;
d) Socialmente: nos relacionaremos melhor com os outros.

Não perca a oportunidade de desfrutar de todos esses benefícios!
Deus quer que perdoemos. Se Ele nos ordena a perdoar é porque nos provê poder para isso (Filipenses 2:13) e sabe que tal atitude será o melhor para nossa felicidade. O Criador jamais exige de nós mais do que poderemos dar.

Lembre-se de quão maravilhosa é a sensação de ser perdoado por Deus. Não esqueça que a mesma sensação seu ofensor pode sentir caso o perdoe. Siga o conselho de Jesus em Mateus 18:22 de perdoar até setenta vezes sete. Mesmo sem vontade, dê esse passo de obediência e Deus fará o resto, o milagre!
Na cruz do calvário Jesus proporcionou a possibilidade de desfrutarmos da paz mental ao recebermos perdão. Não privemos os outros disso.

domingo, 15 de agosto de 2010

O Plano divino para Família


 "...Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15) 

...A família que adora a Deus é base segura para a vida moral e espiritual do mundo 

Cerca de 474 vezes, na Bíbila é mencionada a família, quase sempre relacionada com o chefe da mesma, por exemplo: a família de Rúben, a família de Elimeleque, etc. Além destes destaques, em muitas outras ocasiões ocorrem referências à família designada por casa ou geração - a casa de José, a geração de Terá. 

DEFINIÇÃO DE FAMÍLIA - 

O que é família? a família não é um grupo de pessoas rivais alheias aos interesses umas das outras. Em termo de unidade, é o conjunto de todas as pessoas presentes, que vivem sob o mesmo teto, sob a proteção ou dependência do dono de casa ou chefe da família, que vivem na intimidade da lar, que se comunicam, que se amam e se ajudam reciprocamente. 

OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR - 

Os filhos são dados por Deus. Os pais devem esperá-los na expectativa de conforto, e não de cruzes; de bênçãos, e não de peso. Satanás tem ganho terreno na guerra contra afamília. A ingratidão e rebelião dos filhos têm resultado na desafeição dos pais, a ponto de tentarem evitar filhos por meios prejudiciais à saúde, ou mesmo criminosos - o aborto por exemplo. Os crentes em Cristo, ao contrário, devem ter consciência de que os filhos não só lhes pertencem, mas também são filhos de Deus 

TODA A FAMÍLIA NA CASA DE DEUS - 

"Subiu aquele homem, Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto". Compare Ec 5.4 . Deus tem planejado a salvação para toda a família. A promessa de Deus é: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa"(At 16.31) 

ASPECTOS DO PLANO DIVINO PARA A FAMÍLIA - 

Deus honra a nossa fé e o nosso ardente desejo de ver nossos filhos dedicados à Sua obra. Consideramos o seguinte: 

a) deve ser do nosso reconhecimento que os filhos são rebentos dedicados a Deus, porque dele os recebemos. Também recordemo-nos de que estes pertencem ao Senhor por direito soberano, embora permaceçam conosco, para nossa alegria; 

b)os filhos que entregamos a Deus podem ser considerados como a Ele emprestados. A isto Deus retribuirá com abundantes bênçãos. A mais disto, o êxito dos nossos filhos ao permanecerem firmes na fé e trilharem junto conosco os retos caminhos do Senhor, é sobremodo gratificante; 

c)os filhos educados nos caminhos do Senhor podem aprender a adorar a Deus desde a infância, pois lemos: " Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda mancebo" (1Sm 2.18). 

d)o ambiente da família é o mais apropriado para a adoração a Deus. 
"Sujeitai tu e tua família a Deus, e tua casa encherá de maravilhas sem fim." 

Pr. Francisco Ribeiro Novaes 





terça-feira, 3 de agosto de 2010

Como Crer


Vivemos um momento muito difícil hoje. Parece que a palavra das pessoas não tem mais credibilidade. Uma forte crise financeira preocupa o mundo inteiro.
Mas justamente nesses momentos de insegurança e crise é que a humanidade deve voltar-se para os valores permanentes. Quanto mais enferma a pessoa, mais rapidamente precisa de atendimento médico. Estamos quase todos necessitando de uma UTI para as nossas esperanças e a nossa fé. Olhamos para todos os lados em busca do socorro.
Meus amigos, já olhamos muito para os lados. E nos esquecemos de olhar para cima. O extremo das necessidades humanas oferece a orpotunidade que Deus espera para poder nos ajudar. Observando o que está acontecendo no mundo, não teria chegado o momento de procurarmos a dimensão da fé? Não seria a fé o passaporte para sairmos das nossas dificuldades? Mas como entrar nessa dimensão se justamente não possuímos fé? Como crer? E ainda mais, o que é fé?
A Bíblia define fé em Hebreus 11:1 - "Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem". A pergunta seguinte é: Como ter fé? A resposta está na Bíblia, em Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."
Amigo, como está a sua fé? É fraca ou quase inexistente? Então alimente-a como a Palavra de Deus e ela brotará em forma de fé viva em seu coração. Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Por que ser fraco na fé quando a fonte da fé está em nossas mãos?

Existem três coisas essenciais à fé que desejo mencionar. Primeiro, devemos compreender o que está sendo mencionado ou prometido. Sem isso, ninguém de nós poderá exercitar uma fé inteligente. Os discípulos que iam para Emaús tiveram esta experiência. " Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." No momento que entenderam o sentido das Escrituras Sagradas, eles puderam exercitar fé nelas.

A segunda coisa importante é que: o conhecimento é essencial à fé. Ninguém de nós poderia crer em alguma coisa sobre o qual ignoramos. Como o apóstolo Paulo esclarece em Romanos 10:14, 17: " Como, porém evocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus."

O terceiro elemento fundamental é a confiança naquilo que está escrito na Palavra de Deus. Aquilo que pedimos ao Senhor, se é de conformidade com a vontade de Deus, sabemos que receberemos. (I João 5:14,15)
Não tenha medo de pedir a Deus as coisas que precisa, tais como perdão dos pecados, bênçãos espirituais e a certeza maravilhosa da redenção.
Agora você pergunta: Qual deve ser minha atitude para demonstrar quando creio? Como crer? Outra vez a Santa Escritura nos oferece o modelo: Quando Deus chamou Abraão e prometeu que sua descendência seria como as estrelas do céu, e que dela viria o Messias, lemos em Gênesis 15:6 que ele creu no Senhor, e que isso foi creditado a ele como justiça.
Quando o povo do passado veio ao rio Jordão para cruzá-lo, Deus orientou aos sacerdotes que levavam a arca a marcharem e assim que seus pés tocassem a água Ele iria abrir o rio para passarem em caminho seco. Era uma promessa. E Ele cumpriu a Sua palavra. (Josué 3:15 -17) Naamã, o siro, mostrou sua fé no que o Senhor lhe falou. Mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado da lepra. (II Reis 5;14) No capítulo 9 de João, Jesus passa lodo nos olhos de um cego, pede que vá lavar-se na piscina de Siloé. Ele vai e volta enxergando.

Esses poucos exemplos reforçam a nossa fé, mostrando como eles creram e receberam a maravilhosa recompensa. Antes de acontecer o milagre, eles agiram confiando na Palavra do Senhor como verdadeira. Assim foi como eles creram e acabaram fechando as portas para a dúvida. "Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4
Dwight Moody disse: "Um pouco de fé vai elevar a sua alma até ao céu, mas muita fé vai trazer o céu para sua alma." A grande fortaleza central da fé jamais decepicionará a mais humilde pessoa que ora e estuda a Palavra de Deus.
Agora você poderia perguntar. Devo sentir a bênção antes de crer que a receberei? A resposta é não, definitivamente não. Fé e sentimento são duas coisas bem diferentes. Devemos exercitar a fé, confiando na palavra que Deus empenhou. Depois, pertence ao Senhor conceder-nos qualquer sentimento da maneira como Ele achar melhor e quando achar por bem. A bênção vêm depois da fé, e não antes. O sentimento não deve governar a fé. Mas a fé deve governar os sentimentos. Em João 20:29 - "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste. Bem aventurados os que não viram e creram."

Guardemos firme a confissão da nossa fé, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hebreus 10:23)
Não se esqueça, os problemas poderão cercar você por todos os lados, mas olhe para cima e será abençoado. Crendo na Palavra de Deus e recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador sua vida será completa. Cada noite trará esperanças, cada manhã trará bênçãos. E certamente você viverá com a maravilhosa promessa da Palavra de Deus: Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4)


Pr. Stina