terça-feira, 3 de agosto de 2010

Como Crer


Vivemos um momento muito difícil hoje. Parece que a palavra das pessoas não tem mais credibilidade. Uma forte crise financeira preocupa o mundo inteiro.
Mas justamente nesses momentos de insegurança e crise é que a humanidade deve voltar-se para os valores permanentes. Quanto mais enferma a pessoa, mais rapidamente precisa de atendimento médico. Estamos quase todos necessitando de uma UTI para as nossas esperanças e a nossa fé. Olhamos para todos os lados em busca do socorro.
Meus amigos, já olhamos muito para os lados. E nos esquecemos de olhar para cima. O extremo das necessidades humanas oferece a orpotunidade que Deus espera para poder nos ajudar. Observando o que está acontecendo no mundo, não teria chegado o momento de procurarmos a dimensão da fé? Não seria a fé o passaporte para sairmos das nossas dificuldades? Mas como entrar nessa dimensão se justamente não possuímos fé? Como crer? E ainda mais, o que é fé?
A Bíblia define fé em Hebreus 11:1 - "Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem". A pergunta seguinte é: Como ter fé? A resposta está na Bíblia, em Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."
Amigo, como está a sua fé? É fraca ou quase inexistente? Então alimente-a como a Palavra de Deus e ela brotará em forma de fé viva em seu coração. Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Por que ser fraco na fé quando a fonte da fé está em nossas mãos?

Existem três coisas essenciais à fé que desejo mencionar. Primeiro, devemos compreender o que está sendo mencionado ou prometido. Sem isso, ninguém de nós poderá exercitar uma fé inteligente. Os discípulos que iam para Emaús tiveram esta experiência. " Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." No momento que entenderam o sentido das Escrituras Sagradas, eles puderam exercitar fé nelas.

A segunda coisa importante é que: o conhecimento é essencial à fé. Ninguém de nós poderia crer em alguma coisa sobre o qual ignoramos. Como o apóstolo Paulo esclarece em Romanos 10:14, 17: " Como, porém evocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus."

O terceiro elemento fundamental é a confiança naquilo que está escrito na Palavra de Deus. Aquilo que pedimos ao Senhor, se é de conformidade com a vontade de Deus, sabemos que receberemos. (I João 5:14,15)
Não tenha medo de pedir a Deus as coisas que precisa, tais como perdão dos pecados, bênçãos espirituais e a certeza maravilhosa da redenção.
Agora você pergunta: Qual deve ser minha atitude para demonstrar quando creio? Como crer? Outra vez a Santa Escritura nos oferece o modelo: Quando Deus chamou Abraão e prometeu que sua descendência seria como as estrelas do céu, e que dela viria o Messias, lemos em Gênesis 15:6 que ele creu no Senhor, e que isso foi creditado a ele como justiça.
Quando o povo do passado veio ao rio Jordão para cruzá-lo, Deus orientou aos sacerdotes que levavam a arca a marcharem e assim que seus pés tocassem a água Ele iria abrir o rio para passarem em caminho seco. Era uma promessa. E Ele cumpriu a Sua palavra. (Josué 3:15 -17) Naamã, o siro, mostrou sua fé no que o Senhor lhe falou. Mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado da lepra. (II Reis 5;14) No capítulo 9 de João, Jesus passa lodo nos olhos de um cego, pede que vá lavar-se na piscina de Siloé. Ele vai e volta enxergando.

Esses poucos exemplos reforçam a nossa fé, mostrando como eles creram e receberam a maravilhosa recompensa. Antes de acontecer o milagre, eles agiram confiando na Palavra do Senhor como verdadeira. Assim foi como eles creram e acabaram fechando as portas para a dúvida. "Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4
Dwight Moody disse: "Um pouco de fé vai elevar a sua alma até ao céu, mas muita fé vai trazer o céu para sua alma." A grande fortaleza central da fé jamais decepicionará a mais humilde pessoa que ora e estuda a Palavra de Deus.
Agora você poderia perguntar. Devo sentir a bênção antes de crer que a receberei? A resposta é não, definitivamente não. Fé e sentimento são duas coisas bem diferentes. Devemos exercitar a fé, confiando na palavra que Deus empenhou. Depois, pertence ao Senhor conceder-nos qualquer sentimento da maneira como Ele achar melhor e quando achar por bem. A bênção vêm depois da fé, e não antes. O sentimento não deve governar a fé. Mas a fé deve governar os sentimentos. Em João 20:29 - "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste. Bem aventurados os que não viram e creram."

Guardemos firme a confissão da nossa fé, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hebreus 10:23)
Não se esqueça, os problemas poderão cercar você por todos os lados, mas olhe para cima e será abençoado. Crendo na Palavra de Deus e recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador sua vida será completa. Cada noite trará esperanças, cada manhã trará bênçãos. E certamente você viverá com a maravilhosa promessa da Palavra de Deus: Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4)


Pr. Stina

Nenhum comentário:

Postar um comentário