segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Não durma se estiver de mal com alguém


Por Sergio Quadros

É melhor dormir em paz do que se deitar com o orgulho ferido e não se reconciliar com o seu próximo.

Afirmo isso por experiência. Ao deixarmos de perdoar ou de darmos a outra pessoa a oportunidade de compreender o que nos deixou magoados, estamos causando tamanho dano ao nosso relacionamento e a nossa saúde emocional que poderemos colher resultados muito ruins se não mudarmos esse tipo de comportamento o mais rápido possível (veja que ainda há tempo…).

A forma como fomos criados determina a maneira como lidaremos com os conflitos. Isso é evidente em minha vida, pois, com 29 anos de idade, ainda luto contra o meu “eu” para saber agir corretamente com os embates que surgem na vida. Eles são inevitáveis e cabe a cada um aprender com o SENHOR e com o outro (que está mais próximo de nós – o cônjuge, por exemplo) algum método para que as soluções sejam encontradas rapidamente e assim o relacionamento (entre pais e filhos, amigos, marido e mulher) não perca o brilho que o cerca nos momentos de alegria.

Não é fácil, mas também não é impossível, pois O SENHOR é quem efetua no ser humano tanto o querer resolver os conflitos quanto o conseguir solucioná-los (Filipenses 2:13). Se dependesse somente de nós, estaríamos destinados (por nós mesmos) a ficarmos sozinhos a vida inteira, pois ninguém suportaria a nossa presença.

Alguns tiveram uma criação melhor do que outros e, por isso, resolver os problemas de relacionamento não é tão difícil para eles. Mas, para outros, isso é uma barreira terrível a ser superada porque desde a infância foi mais fácil e menos doloroso fugir das situações de estresse. Por isso, quero lhe dar alguns conselhos, que irão servir também para mim:

Não fuja. Aprenda com essas pessoas a forma como devem ser resolvidas as divergências. Fale com O SENHOR sobre essa sua dificuldade. Busque ajuda de pessoas experientes para saber lidar com os momentos de tensão. Abra o coração (com empatia) para a pessoa que você ama e com quem está magoado (a). Esse exercício precisa ser praticado sempre que aparecerem os problemas durante relacionamento. Com o tempo de prática, notará que ficará mais fácil ser autêntico (a). E isso lhe tornará uma pessoa mais feliz.

Se de início não conseguir falar com o outro, mande pelo menos um e-mail ou um torpedo via celular. Isso dará ao outro (a) a oportunidade de saber que continua o (a) amando e também a permissão de poder lhe falar o que também está sentindo ou pensa sobre o assunto. Assim, depois de uma discussão saudável, os problemas serão resolvidos e a relação será melhor que antes.

E, nunca esqueça: cada desavença superada é mais um prêmio que você recebe na arte de se relacionar.

O SENHOR nos ajude a termos consciência do que realmente significa isso.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário