quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Bíblia,importante estudá-la.


COMO DEVO LER A BÍBLIA?


É necessário um plano de estudo bíblico sistemático. Muitos lêem a Bíblia somente quando têm urgência especial. Abram suas bíblias e leiam alguns versículos ou capítulos, quaisquer que sejam, onde se abriu a Bíblia... Isto não é sistemático. A pessoa que não é sistemática em seu estudo bíblico, geralmente não será sistemático no seu horário para ler a bíblia, e não lerá muito.


O que é um plano sistemático para ler a Bíblia?


Para o novo crente será melhor começar com Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento e ler determinados capítulos cada dia. Depois que terminar de ler o Evangelho de Mateus, continue lendo o Evangelho de Marcos, o segundo livro do Novo Testamento. Continue assim até terminar o Novo Testamento. Há um total de 260 capítulos nos 27 livros do Novo Testamento. Se ler dois capítulos por dia, terminará de ler todo o Novo Testamento em 19 semanas.


Quando terminar todo o Novo Testamento seria bom começar de novo a ler o livro de Mateus, porém, seria bom começar a ler ao mesmo tempo o Velho Testamento e um do Novo Testamento cada dia. Comece com Gênesis no Velho Testamento que é o primeiro livro.


Este é um plano sistemático para ler a Bíblia.


Faça o possível para que este plano seja o mínimo. Mais tarde você mesmo desejará fazer estudos especiais em algumas partes da Bíblia.


(Se você tem só o Evangelho de João, deve começar a ler um capítulo diariamente até terminar de lê-lo todo. Se ainda não tem um Novo Testamento ou uma Bíblia, é bom planejar comprar sua própria Bíblia.)


Alguns pontos adicionais de como ler a Bíblia.


1. Orar antes de ler. Agradeça a Deus pela sua Palavra, e peça-lhe ajuda para entender o que você vai ler.


2. Seja humilde. É a Palavra de Deus; é inspirada e é poderosa.


3. Sublinhe as palavras e versículos que na verdade chamam a sua atenção.


QUANDO POSSO LER A BÍBLIA ?


Assim como você decidiu ter um plano sistemático para ler a Bíblia, assim também você necessita decidir quanto ao tempo regular para lê-la.


Este tempo não será o mesmo para todos. Para alguns, o melhor tempo será pela manhã antes de ir para o serviço ou para a escola. Para outros, será quando nas refeições do meio-dia, e para outros o melhor tempo talvez seja antes de dormir, à noite.


O importante é definir um tempo definido. Um horário incerto, sempre terminará com o pretexto de que não há tempo para ler a Bíblia.


Todos temos ocupação, por isso é necessário definir e estabelecer um tempo regular. Você tem problema com isso ? Então ore e planeje com dedicação.


Em seguida, escolha o melhor tempo para ler sua Bíblia.


Comece a memorizar versículos.


Memorize o mais que puder. Quando encontrar um versículo que para você seja de grande importância, escreva-o num pedaço de papel e leve-o para o trabalho. Repita-o durante o dia. Quando o dia terminar você terá decorado. Salmos 119: 11 diz: "Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti."


Jesus disse, "... Antes, bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam."


ORAÇÃO


Estudaremos agora de outro grande privilégio do crente. Este privilégio é a oração. Neste estudo responderemos quatro perguntas:


1. Que é a oração ?


2. Por que devo orar ?


3. Como devo orar ?


4. Quando devo orar ?


QUE É A ORAÇÃO ?


Por meio da Bíblia Deus fala ao homem.


Por meio da oração o homem fala com Deus.


A oração é passar um tempo com Deus.


A oração é falar com Deus.


Leia Mateus 6:6 e 9. Estes versículos mostram que a oração é falar com Deus. A oração não é falar com o homem.


Quando nascemos de novo Deus se constitui nosso Pai, e nós seus filhos. Leia João 1:12, 13.


Nestes dois versículos encontramos a base da oração: a base é o relacionamento de Pai e filho, relacionamento que começa quando nascemos de novo. Então, a oração é um privilégio do crente por sua nova relação com Deus como seu Pai. A oração é um relacionamento natural entre Pai e filho. Por razão de ser Deus o nosso Pai, compartilhamos com Ele nossos sonhos, metas, problemas, alegrias, etc. Isto é oração.


POR QUE DEVO ORAR ?


Isto é algo muito natural. Nosso relacionamento especial com Deus amadurece quando oramos. Deus é nosso melhor amigo, em quem podemos confiar melhor do que ninguém, por isso precisamos falar com Ele.


Como deve agradecer-lhe pelas bênçãos diárias ?


Por meio da oração. Leia I Tessalonicenses 5:16-18.


Como recebo o perdão pelos meus pecados ?


Por meio da oração. Leia I João 1:9. Um bom exemplo de perdão de pecados se encontra no Salmo 51.


Que posso fazer para que Deus conheça as minhas necessidades ?


Usar a oração. Leia Hebreus 4:16 e Tiago 1:5


Por que devo orar ?


- Por que é algo natural que o filho fale com o seu Pai.


- Por que necessito expressar o meu agradecimento.


- Por que necessito do perdão para os meus pecados.


- Por que necessito que Deus saiba das minhas necessidades.


Cristo sentiu a necessidade de orar, então, nós devemos tê-la também.


COMO DEVO ORAR ?


Os discípulos de Cristo disseram, "Senhor, ensina-nos orar..." (Lucas 11.1).


Antes de Jesus ensinar aos seus discípulos como orar, Ele os advertiu sobre as formas erradas de orar. Leia Mateus 6. 5,7. Jesus continua falando a seus discípulos como orar. Leia Mateus 6. 9-13.


Isto é chamado de modelo de oração. Jesus não quis dizer que seus discípulos deveriam sempre repetir as mesmas palavras. Quando lemos a oração de Jesus, ou a oração de Paulo no Novo testamento, percebemos que eles não repetem as mesmas palavras. Jesus está dizendo que a oração inclui: louvor e honra a Deus, obediência à vontade de Deus, busca de ajuda de Deus para as necessidades do dia-a-dia comida, etc. - confissão de pecados e pedido de ajuda para vencer Satanás, o maligno, o nosso inimigo. Nosso interesse deve ser pelas mesmas coisas que se encontram no modelo de oração.

 
Como crente em Jesus Cristo, como devo orar ?

 
1. Ore em voz alta quando estiver sozinho.

 
2. Faça orações curtas e simples

 
3. Lembre que suas orações são do seu coração a Deus.

 
4. Ore com um membro de sua família ou com um colega.

 
5. Ore antes de cada refeição, agradecendo a Deus por suas provisões.

 
QUANDO DEVO ORAR ?

 
O novo decidido deve fazer sua primeira lição imediatamente após ter nascido de novo. A oração pode ser desta maneira: "Jesus, muito obrigado por ter-me salvo."

 
Um crente agradecido orará antes de cada refeição, expressando assim sua gratidão a Deus.

 
É muito melhor começar o dia com oração buscando a direção de Deus e Sua proteção para o dia. Em seguida, ao terminar o dia, quer dizer antes de dormir, ore agradecendo a Deus pela Sua direção e cuidados durante o dia, e por outras bênçãos mais.

 
Desta maneira você estabelecerá um programa de cinco vezes regulares por dia em que tomará um tempo especial para orar. O crente então, entenderá que é natural orar espontaneamente durante o dia. Você pode orar enquanto caminha, ,trabalha, conduz o carro, etc.

 
O crente deve orar e ler a Bíblia regularmente, se deseja ter uma vida espiritual saudável. Se tem uma Bíblia deverá ler alguns versículos que falam sobre oração como os seguintes.

 
Daniel 6:10

Mateus 26:41

I Tessalonicenses 5:17


Marcos 11:25

Mateus 18:20

Lucas 18:1

Mateus 7:7

I João 5:15



Pr. Carlos Valentim Pinheiro /Site: Primeira Igreja Batista de Bento Gonçalves

Um comentário:

  1. Olá Dayana! Graça e Paz!
    Vim conhecer seu blog e fui abençoada! Ele é edificante. Louvado Seja o SENHOR.
    Muito obrigada por estar florindo nosso grupinho. Um abraço carinhoso, Tthatthy

    ResponderExcluir