sábado, 3 de julho de 2010

Como evitar as contendas,brigas e discussões

"Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas."Provérbios 17: 14


Amado(a),

Interessante a comparação que o Espírito Santo de Deus faz entre a contenda e uma represa aberta. A represa forma barreiras para conter o rio. Se as barreiras forem levantadas, o rio é impelido com força para adiante e pode alagar plantações, casas, matar animais e pessoas. Uma represa fechada armazena a água e regulariza a vazão. Da mesma maneira conosco. Sentimentos de ódio, ira, contenda, sentimentos que geram brigas devem ser represados pois, soltos, podem tornar-se completamente incontroláveis e até perigosos. Por isso, vemos pessoas completamente insandecidas, descontroladas, dominadas pelo espírito de violência e furor.


Palavras duras, ofensivas, agressivas não devem sair da boca do cristão, em momento algum, mesmo diante do maior conflito. Devemos manter as barreiras completamente fechadas para os maus sentimentos e para as más palavras. Devemos represar reações explosivas, malignas, atitudes que possam ferir, magoar aos outros e a nós mesmos. Para isso devemos orar, clamar ao Senhor para que Ele infunda em nossa alma sentimentos de paz, tolerância, compreensão e domínio próprio até que nossas emoções estejam completamente reorganizadas, reequilibradas e possamos nos manifestar com calma e serenidade de espírito.


Meter-se em rixas, brigas, gostar de discutir, criar contendas é típico do homem insensato e descontrolado. O homem virtuoso, honroso evita qualquer tipo de conflito:


"Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas." (Provérbios 20:3)


"Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca" (Provérbios 18: 6)


Deus insiste conosco que a pessoa a qual consegue manter o domínio próprio, evitar contendas, que possui serenidade em seu espírito, é dotada de conhecimento e inteligência:


"Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência." (Provérbios 17: 27)


Não se trata aqui de conhecimento técnico, cultural, histórico, etc...Trata-se do conhecimento do "caminho, da verdade e da vida" que é revelado por Jesus e o qual, aliado à inteligência, gera sabedoria no coração do homem.


Se brigamos no casamento, fracassamos em manter o respeito, o amor e o carinho. Há pessoas que querem ganhar. Não importa o preço e as consequências que isso traga a elas, aos filhos. Querem detonar com o (a) outro(a) e ponto final!


Quem não se controla no ambiente de trabalho, se indispõe com os colegas e chefes, não obtém vitória. Apenas contabiliza fracassos. Torna-se uma pessoas marcada, estigmatizada, é desvalorizada, ainda que possua ótima capacidade intelectual e técnica para realizar o trabalho. Os outros a vêem como problemática e essa pessoa não evolui profissionalmente. Ou é dispensada ou estagna.


Discussão, briga, ódio abrem um imenso abismo entre Deus e o homem. Alimentar esse tipo de sentimento vai contra os princípios do perdão e amor ao próximo. A pessoa está debaixo de um domínio mental que a leva a brigar por qualquer coisa. Torna-se um vício como outro qualquer. Seus olhos são críticos para apontar erros, para reclamar de tudo, para enfezar-se com tudo e com todos. Nem ela própria consegue suportar-se a si mesma após um tempo. As doenças "pipocam" aqui e alí, o espírito de morte se instala na vida do briguento. Morte nos relacionamentos, nas afeições, morte da produtividade porque está focado na derrota e, ao invés das bençãos alcançarem a pessoa, segundo a Palavra de Deus, as maldições a alcançam. Se está no trânsito, batem no carro dela, multam-na por motivos tolos, recebe "fechadas", buzinadas, xingamentos, claro que o briguento revida...ele tem sede de encrenca...no seu dia-a-dia, tudo se complica. São documentos que somem, reuniões que não dão certo, negócios frustrados, prejuízos, perdas, enfim, vive administrando problemas e, ao invés de somar lucros, soma prejuízos. No ambiente de trabalho, sente-se visado, perseguido, incompreendido, injustiçado. Em casa, explorado. Nada está bom para o contencioso, para o reativo. Sente-se vítima das circunstâncias e das pessoas. Fica o tempo todo se defendendo do mundo, e, para isso, agride-o!


"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18: 21)


Brigas geram um espírito abatido, tristonho e a Palavra diz em Provérbios 17: 22:
"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos."


A Palavra de Deus explica o quanto é simples evitar briga, bate-boca, discussões, desavenças. Ela diz, simplesmente o seguinte: não inicie a briga. "Pule fora". Não entre no jogo do inimigo! Se outro iniciar o conflito, recue antes de responder qualquer coisa. Isso, certamente, te poupará de sofrimentos maiores:


"O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21: 23)


Que você possa agir com serenidade, sabedoria, como um pacificador e conciliador em toda e qualquer situação de conflito que enfrentar para que a glória de Deus seja visível diante de todos que passarem por você!


Tenha um dia abençoado, amado(a) do Senhor!


Fique na paz!


Bjos no seu coração!


 
Autor: Claudia Meyer

3 comentários:

  1. Oi querida...
    Passei para ler a mensagem,muito lindo o seu blog, amei a mensagem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ACHEI MARAVILHOSA ESSA MENSAGEM !QUE SEMPRE EU POSSA LER ....ME CONTROLAR E ME FIRMAR NA FÉ !ORR UM FREIO NA MINMHA LINGUA E ESPERAR A BOA NOVA DA PAZ !!!!BJS

    ResponderExcluir
  3. ah EU ACHEI MELLHOR DIZER A TODOS VOCES LEIAM CARTA DE THIAGO 3 VERS 1 A 12....E POSSAMOS ASSIM VENCER O ´PECADO DA LINGUA E NÃO CEDER AO DEMONIO QUE FAZ DE TUDO PARA NOS IRRITAR !

    ResponderExcluir